sexta-feira, 23 de maio de 2014

As minhas primeiras eleiçoes!

Hoje fui pela primeira vez votar desde que cheguei. Como não me registei nas europeias, votei apenas nas autárquicas.
As eleições cá são um bocado diferentes. Para começar são à semana, o que impossibilita os políticos desculparem os altos valores de abestenção com idas à praia.
E que ninguém diga que o problema é trabalhar, porque as Mesas de voto estão abertas das 7 da manhã às 10 da noite e ninguém cá trabalha tantas horas seguidas.
Outra coisa diferente é o lugar onde se vota. Não são escolas como em Portugal porque à quinta-feira há aulas, portanto onde é que poderá ser?
Claro, é mesmo onde estás a pensar: Numa autocaravana estacionada no parque de estacionamento do Tesco junto a minha casa. E ainda bem, nada melhor que uma mesa de voto a 200 metros de minha casa.

Mesa de voto


Mesmo sendo uma caravana, há coisas que nunca mudam, havia urnas, o local para votar era parecido e lá estava o cordel a amarrar um lápis. Espera lá, um lápis? Sim, um lápis.
Apesar de ainda morar dentro do perímetro urbano de Cambridge, a minha casa está uns 20 metros fora da área de abrangência do Cambridge City Council. Portanto voto para o South Cambridgeshire District Council. Aqui as eleições autárquicas ocorrem todos os anos excepto num (quando se vota para o County Council) e de cada vez são eleitos um terço dos conselheiros.
Ou seja, os órgãos autárquicos vão rodando e são sobretudo órgãos colegiais, que decidem por maioria.
Para além disso só se vota num candidato, que neste caso representa a minha freguesia (Parish) de Fulbourn. No meu caso apenas tinha dois candidatos: o John Williams (Liberal Democrata) e o David Dobson (Trabalhista). Após ler as suas propostas acabei por escolher o meu candidato. E tu? Se votasses em Fulbourn quem escolhias? O John ou o David?

Sem comentários:

Enviar um comentário